domingo, 21 de setembro de 2008

MEDICINA CHINESA: TECIDOS E ÓRGÃOS


-->

Cada “Sistema” em Medicina Chinesa é composto de um órgão (Zang), uma víscera (Fu), um órgão do sentido, uma emoção e um espírito. A eles ainda estão associados um sabor, uma cor, um aroma, um som, um clima, uma estação do ano e uma direção com as quais possuem afinidades energéticas.
Muitas vezes estas associações parecem aleatórias e lidamos com elas de forma dogmática, mas conhecendo melhor estruturas e funções, é possível aprofundar estas reflexões.
Observe agora a relação existente entre os órgãos e os tecidos do corpo.


RIM - ÁGUA

Quando o Jing vai configurando nossa estrutura física e durante a vida embrionária é responsável pelo crescimento e maturação de canais e órgãos.
Após nascermos, ele continua se condensando em nosso interior, protegido pelos demais tecidos, provendo o crescimento físico e se configurando nos ossos.
Ele também vai permanecer nas células sexuais, como possibilidade de gerar e perpetuar a vida física, mas é no tecido ósseo que se dá a expressão de sua densidade máxima.
É o Rim que sustenta e mantém a vida física.


FÍGADO - MADEIRA

A expressão da livre fluência que acontece em nosso interior, quando os sistemas interagem elaborando e se nutrindo das substâncias vitais, também se evidencia externamente, através dos movimentos permanentes executados durante o dia.
À noite, o sangue utilizado na nutrição de tendões, ligamentos e músculos, responsável pela mobilidade, retorna para esta usina de transformação e reciclagem, enquanto permanecemos em repouso, deitados, de olhos fechados e inconscientes, permitindo assim que, ao acordarmos, o corpo esteja novamente apto aos mais diversos movimentos.
O Fígado é o maestro de toda fluência, estratégia e criatividade.


CORAÇÃO - FOGO

É ele que estende a teia da nutrição sanguínea por todos os sistemas de nosso organismo.
É o fogo correndo por esta malha de veias e artérias, que é o tecido circulatório, vitalizando e nutrindo e ao mesmo tempo ancorando a mente, o espírito, a vida psíquica no corpo.
O Coração é o Imperador, que permite a manifestação do espírito na matéria.


BAÇO - TERRA

Elemento integrador e sustentador é o tecido conjuntivo.
Ele envelopa fibras, feixes e músculos, vasos e órgãos, mantendo tudo coeso, unido e firme, agindo de forma anti-gravitacional e ascendente.
Estas membranas, fascias e aponeuroses integram o que se conhece hoje por esqueleto fibroso.
É o Baço que une todos os demais sistemas, preservando nossa integridade.


PULMÃO - METAL

Quem delimita, protege e se comunica com o que está fora é a pele.
A partir dela podemos perceber o que pertence e o que não pertence ao nosso organismo e também estabelecer trocas.
Ela é sensível às variações do ambiente, podendo se abrir para respirar com ele, vaporizando líquidos e refrescando o corpo, ou se fechar e se arrepiar, protegendo internamente o organismo.
É o Pulmão que capta do meio externo o que tem mais valor para nossa vida física.

Nenhum comentário: