terça-feira, 26 de agosto de 2008

DICAS BÁSICAS PARA EMAGRECER


1-Os fatores preponderantes para aumento de peso:
a) Ingesta exagerada de alimentos geradores de resíduos
Alimentos geradores de resíduos são aqueles que possuem poucos nutrientes verdadeiros e dão muito trabalho para serem processados, ocasionando acúmulos de substâncias no organismo que custam a ser eliminadas.
Gorduras - As gorduras, de uma maneira geral, são armazenadas no organismo por representarem uma reserva de glicogênio para o caso de uma eventual necessidade. São portanto necessárias, especialmente em fase de crescimento quando se consome quantidades exageradas de glicogênio nas atividades diárias.
Todos os óleos extravirgem são fontes saudáveis de gordura e também as oleaginosas de uma maneira geral (nozes, amêndoas, castanhas, avelã, etc.), mas estas devem ser usadas com moderação, pois possuem muita proteína podendo em excesso dificultar a digestão.
Os laticínios devem ser evitados, pois após os cinco anos de idade não possuímos mais a lactase, enzima responsável pela digestão do leite materno, que é infinitamente mais leve e menos gorduroso que o de vaca. Estes alimentos costumam gerar resíduos que, dependendo da vulnerabilidade da pessoa, podem sedimentar-se no tecido adiposo, como gordura, ou ainda nas articulações e nos rins, como oxalato de cálcio, ou nos pulmões, como catarro. Dificultam a digestão, podendo levar a prisão de ventre ou diarréia, dependendo da pessoa. As verduras verdes escuras são uma excelente fonte cálcio e outros minerais, bem mais desejável para o nosso organismo.
Carboidratos - Também se transformam em açúcar e portanto engordam. Só que algumas fontes de carboidratos são alimentos extremamente saudáveis, ricos em fibra e de fácil processamento, sendo desta forma necessários em nossa dieta. É o caso por exemplo do aipim, inhame, batata doce, cará, arroz integral, pão integral e macarrão integral.
Todos os cereais integrais possuem muitos nutrientes importantes ao nosso organismo, o que já não ocorre com os refinados, que só possuem carboidrato e portanto engordam, sem nenhum ganho extra em nutrientes. É o caso do arroz branco, do pão branco, macarrão branco e também biscoitos, bolos, pizza, etc. feitos com farinha branca e ainda a batata inglesa, que possui poucos nutrientes e necessita de uma quantidade muito grande de agrotóxicos em seu cultivo.
b) Alimentos que além de gerar resíduo alteram o metabolismo:
O maior exemplo disso é o açúcar branco, que sem dúvida é o grande vilão tanto das dietas de emagrecimento quanto das dietas saudáveis. Aliás não deveria nem mesmo ser chamado de alimento, pois o açúcar que nosso organismo necessita, para seu funcionamento saudável, é encontrado em abundância nas frutas, cereais, legumes e oleaginosas.
O que faz com que nossos sentidos identifiquem algum prazer extra no consumo do açúcar refinado, deve-se ao fato de que o mesmo vicia e causa dependência, sendo, portanto uma droga.
Este açúcar além de não alimentar e gerar resíduos, altera o funcionamento do pâncreas, que se vê obrigado a uma produção exagerada de insulina para carrea-lo para as células, o que, com o passar do tempo, pode gerar diabetes do tipo II. E ainda, por acidificar o sangue torna nosso organismo mais sujeito a infecções, diminuindo nossas defesas naturais e é desmineralizante, pois para equilibrar esta acidez o sangue acaba absorvendo cálcio dos ossos.
A rapadura, o açúcar mascavo, o melado e o mel são ricas fontes de minerais e outros nutrientes e não sobrecarregam o pâncreas, mas em excesso também podem engordar. O único adoçante natural que pode ser consumido em abundância sem aumento de peso é a estévia.
c) Alteração fisiológica do metabolismo:
O ritmo de nosso metabolismo tende a ir diminuindo com o avançar da idade e portanto para quem pretende se manter saudável e ágil é importante à observância dos itens acima, concomitante ao aumento do consumo de vegetais, legumes, verduras e frutas, de preferência crus ou minimamente processados, o que favorece o trato digestivo, evitando resíduos e suprindo ricamente as necessidades orgânicas.
Isso vale para qualquer idade, mas crianças e adolescentes, por processarem mais rápido acumulam menos resíduos, mas possuem necessidades orgânicas que também precisam ser supridas com uma dieta saudável.
2 - Fatores importantes para a manutenção do peso
ideal:
a) Abolir o açúcar branco, diminuir laticínios e cereais refinados já vai melhorar consideravelmente a qualidade da alimentação e portanto a qualidade de vida.
b) Diversificar e variar ao máximo a ingesta de legumes, verduras e frutas vai
favorecer a eliminação de resíduos, suprir todas as necessidades, manter
os intestinos limpos e portanto pele e cabelos saudáveis.
c) A mastigação e decisiva na sensação de saciedade, portanto quanto mais
mastigado for o alimento menos quantidade é necessária para se sentir
satisfeito. Além disso, durante a mastigação alguns nutrientes importantes
vão sendo processados, o que facilita sua assimilação e ajuda a eliminação
de resíduos. Os alimentos saudáveis vão liberando mais sabor conforme
prolongamos a mastigação, gerando mais prazer. Uma boa mastigação
otimiza o aproveitamento do alimento.

Nenhum comentário: