Prioridade 1: RESPIRAR
Ao nascermos, nosso primeiro alento dá início a fluência da vida em nós.
É com a absorção do Qi leve do ar que o produto final, de tudo o que vai fluir em nós, é conseguido.
A meditação é sem dúvida a maior medicina de todas e qualquer método tem início com a observação da respiração.
Prioridade 2: BEBER
Toda matéria física viva é constituída em sua maior parte de água. Em nosso corpo esta parte equivale a 60 ou 70% de seu peso total. Isto porque em cada célula, em cada tecido ou órgão também encontramos este percentual.
Quando a água fica estagnada dejetos e detritos começam a entrar
Toda e qualquer prática terapêutica começa restaurando o hábito de ingerir água.
Prioridade 3: COMER
Nossa nutrição começa com tudo aquilo que gera energia (Qi) e sangue (Xue) de qualidade, preferivelmente sem gerar resíduos e dejetos, que muito custam para serem eliminados.
Como sempre fomos ensinados a depender de uma medicina externa, não aprendemos que gostoso, saboroso e nutritivo é somente aquilo que a Terra nos oferta diretamente, com o mínimo de processamento.
Estes alimentos estão vibrando em cores, aromas, formas e sabores que mostram a variedade e a qualidade exuberante de sua energia (Qi) e por isso nutrem, curam, limpam e restauram.
Prioridade 4: EXERCÍCIOS
Existem exercícios que favorecem a absorção, o processamento, a fluência e a renovação de energia (Qi).
Os exercícios orientais como Tai Ji Guan (Tai chi chuan), Qi Gong (Chi kun), Lian Gong, Ba Duan Jin, etc. foram especialmente concebidos para este fim.
Estes restauram e não devem causar nenhum tipo de desgaste, seja energético ou físico.
A continuidade da prática desenvolve a auto-observação, aprofunda a consciência, promove serenidade, relaxamento e bem estar enquanto o corpo se torna progressivamente mais revigorado.
Prioridade 5: REPOUSO
Durante o dia produzimos e criamos muitas coisas, alternando atividades mentais com atividades físicas vamos tecendo nossa parte nesta maravilhosa teia da Criação. Mas existe a necessidade de voltar ao Vazio (Wu Ji), ao nada e, por isso, dormimos. Durante o sono profundo o sangue (Xue) se restaura e com ele também os olhos, os tendões, ligamentos e músculos, enquanto estamos imóveis. Algumas estruturas que durante todo dia na posição ortostática (vertical) sofrem a ação da gravidade, necessitam da posição horizontal que diminui a pressão sobre elas, permitindo a rehidratação, como as articulações.
É o momento da mente se recolher ao interior, zerar, esvaziar, dar uma pausa nas informações, nos estímulos sensoriais enormemente solicitados nas atividades diárias.
É provado que meditar pode ser mais restaurador do que o próprio sono.
É do Vazio que provém toda a criação, por isso a qualidade do repouso acolhe e fertiliza a semente de nossa criatividade.
O direito de cuidar de si mesmo é inato e inalienável; liberta de qualquer dependência externa e ninguém pode fazê-lo melhor do que você.
Aumente sua qualidade de vida assumindo a responsabilidade por ela!
Márcia Ahrends Braga é Acupunturista, Instrutora de Tai Ji Guan e Qi Gong, Professora de Medicina Chinesa, Fisioterapeuta e Consultora em Auto-Gestão de Saúde.
Contatos: (21)2235-5186, (21)8759-0599 e ahrends@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário