quinta-feira, 14 de agosto de 2008

LAVAR POLUINDO É LIMPAR?


Vamos começar lembrando (e nunca é demais) que você faz parte do Planeta.

Seu corpo, como o corpo dele, é constituído em sua maior parte de água.

Para que nossa água possa ser renovada e reciclada precisamos de água límpida do Ambiente. O Ambiente por sua vez precisa ser capaz de reciclar nossos resíduos líquidos (bem como os sólidos e os gasosos, obviamente).

Desde pequenos, somos levados a crer que para lavar é preciso fazer espuma. Foi assim que eu e meu irmão, quando crianças, resolvemos lavar o aquário, para ajudar minha mãe, e todos os peixes e plantas morreram e minha mãe ficou bem aborrecida. Usamos bastante sabão em pó!

No entanto até hoje o humano adulto faz isso, não num pequenino aquário doméstico, mas em todos os mananciais de vida aquática do Planeta, mesmo sendo ele um dos seres que depende desta água para viver.

Na verdade é a água que limpa, e não a espuma, que pode poluir.

É possível tomar banho só com água, sabia? Como é a água que lava, a bebemos pura, de preferência.

Algumas coisas que ingerimos, como sabemos, limpam o organismo por dentro, outras promovem limpeza energética, astral ou física.

No caso do corpo físico (que é o que damos mais atenção, embora com cuidados nem sempre apropriados) se quisermos usar além de água, para deixá-lo não só limpo, mas hidratado, perfumoso e aveludado, podemos experimentar frutas, óleos vegetais, ou algumas plantas.

Por exemplo, a melhor coisa que eu conheço para se tomar banho é limão! Ele não arde, pode ter certeza (somente onde existem feridinhas ou cortes), limpa profundamente pele e, sobretudo mucosas, matando as bactérias odoríficas e deixando uma deliciosa sensação de frescor e renovação. O único cuidado é que deve ser bem enxaguado, como se faz com o sabonete, pois se ficar na pele e ela for exposta ao sol, pode ficar com manchas escuras.

Existe também uma planta chamada colônia, muito comum na beira de alguns rios, que pode ser amassada com as mãos e esfregada em todo o corpo, deixando um aroma agradável e delicado.

Qualquer óleo vegetal, em especial os extra-virgens, também limpam, enquanto hidratam e nutrem a pele.

Você vai se surpreender com a infinidade de sensações que pode experimentar usando sua sensibilidade e criatividade.

Combine óleos vegetais (semente de uva, linhaça, girassol, azeite de oliva, gergelim) com óleos essenciais aromáticos (alfazema, palmarosa, tangerina, sálvia, etc.) e se necessário pingue algumas gotas de copaíba, rosa mosqueta ou calêndula, para efeitos mais terapêuticos.

Fazer um saquinho de pano, com uma erva que você goste dentro, é também uma alternativa deliciosa.

Para os cabelos temos os recursos clássicos, como a babosa (que inclusive faz espuma), o abacate, a hena, que limpa nutrindo e revigorando, o vinagre e o limão, é claro.

Procure opções também para lavar louça. O limão mais uma vez é o campeão, pois é um maravilhoso removedor de gorduras. E aquela bacia com solução de vinagre, onde você coloca as verduras cruas da salada de molho, pode ainda ser útil, depois que você comer, para colocar sua louça de molho. Aí é só enxaguar.

O vinagre, além de remédio para dermatoses, acne, caspa e afecções ginecológicas, também é excelente para todo tipo de limpeza, pois é bactericida, fungicida e germicida e embora o aroma não seja dos mais agradáveis, desaparece assim que evapora.

Lavar roupas, só batendo. Eu já vi um turbilhão de pedra, movido a rio, onde a roupa é jogada de lá pra cá, até que seja retirada, e sai limpinha. Um amigo meu, na década de 80, também inventou uma máquina de lavar de madeira, mais uma vez movida a rio, mas na cidade, se você não quiser usar um porrete, pode fazer experiências com limão, sal ou bicarbonato e usar o vinagre como amaciante.

Pense no lugar que você ocupa nesta teia de vida fantástica, nos cuidados e trocas que tem feito com o Planeta. Têm sido equânimes? Somente preservando-o você pode continuar recebendo todas as benesses e bênçãos aparentemente inesgotáveis.

Cuide de seu Planeta enquanto cuida de você, de sua casa e de tudo que você ama, preservando-o assim para as gerações futuras.

Purnimá

(dona de casa, mãe, terapeuta e ama o Planeta onde vive)

purnima@click21.com.br


Site relacionado: http://mudeomundo.com.br/ http://www.kampa.com.br/blog/labels/lixo.html

Blog relacionado: http://facaasuaparte.blogspot.com/2007_12_01_archive.html#6682960191784081921

YouTube: http://br.youtube.com/watch?v=IkYx--x9wa0

Nenhum comentário: